sábado, 28 de abril de 2012

Religião, Palavra difícil ou nós que a complicamos?




Apesar de eu ter dito no post anterior que falaria de premonição, resolvi falar nesse aqui sobre uma coisa que tenho visto muito no facebook: Intolerância religiosa. Mas o que me motivou mesmo a escrever sobre isso foi quando em uma atividade com meus alunos fazendo um levantamento sobre o conhecimento sobre religiosidade de cada um, uma das minhas alunas estava com vergonha de falar que era umbandistas num grupo onde 90% eram evangélicos. Fiz ela entender que ela não precisava se envergonhar por ser umbandista ou eles por serem evangélicos, mas sim que precisavam respeitar todas as formas de religiosidade, pois cada uma tem seu valor cultural e pessoal.

 A intolerância religiosa vem crescendo ao longo dos anos, porém de uns tempos para cá a coisa tem ficado mais latente e visível. Outro dia vi um homem “Evangélico” ofendendo verbalmente um rapaz só porque ele estava usando uma roupa com a imagem de São Jorge, onde é mesmo que esta escrito, “amai seu semelhante como eu os amei”? A sim, na bíblia que os evangélicos lêem todos os dias (sim, fui irônico e sarcástico mesmo sabendo que não deveria ser).

Tenho amigos, tanto evangélicos, católicos, Ateus, umbandistas, candomblecistas, wiccanos e dentre outras religiões, graças aos céus eu nunca tive problema com nenhum deles e pretendo continuar assim. Venho de uma família tradicionalmente umbandista, Umbanda pura, onde homem só incorpora com guias masculinos e mulheres com guias femininos, porem eu tenho meu próprio caminho e fiz minhas próprias escolhas sem imposição da minha família. Sou auto iniciado na velha religião porem tenho meus guias de devoção e que protegem e guiam meus caminhos. Acredito em tantas coisas que para tentar me entender precisaria do mestre Yoda (risos)

Não acredito em um Deus único, a história esta ai para provar que em varias culturas separadas por quilômetros de terras sempre existiram varias divindades. Alguns podem dizer – Mas são só histórias, mitos criados para preencher lacunas que os humanos não conseguiam – respeito a opinião de todos, porem como explicar culturas diferentes terem os mesmos deuses ligados aos mesmos elementos com as mesmas características? Culturas que nunca se cruzaram! Será que é tudo historia inventada mesmo? Ou existe algo maior por trás disso tudo que não conseguimos enxergar?

Religião é uma coisa pessoa, particular de cada um e precisamos respeitar a particularidade de cara ser vivo existente nesse planeta, caso contrário vamos caminhar para uma guerra sangrenta onde todos vão sair perdendo afinal de contas, seu eu não adorar a Jesus e me entregar de corpo e alma não vou para o Céu. E se eu não quiser ir para o Céu? Se eu não acreditar? Também vou ser punido por isso? Como posso ser punido por uma coisa que eu não acredito?

Será Mesmo que Cristo esta contente com tantos “cristãos” que pregam a “sua palavra” porem não as aplicam em suas próprias vidas? Tantos pastores enganando fieis, devotos caluniando seus irmãos. Será que Oxalá fica feliz ao ver tantos Zeladores de santo agindo de má fé visando apenas dinheiro ao invés de fazer por os trabalhos espirituais por pura caridade e evolução espiritual? Será?

Como perceberam, foi um desabafo esse post, mas eu precisava fazê-lo. Seja feliz no caminho que você escolher, não no que tentam impor a você, viva, sinta a energia da vida, de sua divindade que habita dentro de você, parem de se preocupar com a vida dos outros e vivam sua própria vida em comunhão com a divindade. Tenho certeza que você só terá a ganhar. :D

A Professora Mara Sílvia Juca Acácio do Centro de Ciências Sociais e Educação em um artigo para um site fala que:
“...A Constituição Federal garante liberdade religiosa a todo cidadão brasileiro. Isso inclui o direito de escolher a religião que deseja e o de expressar as tradições e ritos da crença escolhida...é fácil verificar que a idéia de intolerância religiosa parte da visão que muitos têm de que a sua religião é que é a verdadeira, e não abrem mão deste padrão, não se dão a chance de conhecer as outras culturas, outras religiões; contribuindo assim para o desrespeito com as demais religiões existentes, muitas delas, mais antigas que o catolicismo e que o protestantismo....tolerância religiosa significa reconhecer que cada povo, cada cultura, cada comunidade tem o direito de possuir sua própria religião e um modo próprio de reverenciar suas divindades. O que é padrão para um, pode não ser para outros, e ninguém tem o direito de impor qualquer religião ou crença a quem quer que seja. Tolerância significa aceitar o que parece errado, entender que o que é errado para uns, também tem sua verdade para outros; verdade esta que não é melhor nem pior do que qualquer outra verdade, e que deve ser respeitada não por bondade ou tolerância, mas principalmente, por acreditar que todos os grupos humanos possuem iguais poderes de ligação com a natureza divina; afinal, ligação ou re-ligação  nada mais é do que religião...”

O texto na integra encontra-se no site: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=2712

Até meu próximo post :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário