domingo, 10 de julho de 2011

Sonhos, vc lembra dos seus?

Todo mundo sonha, é o que dizem os especialistas, porém algumas pessoas ao acordar esquecem o que sonharam durante a noite. Eu sonho sempre e lembro, na maior parte das vezes, porém alguns sonhos são premonições e avisos de que algo ruim está para acontecer. Geralmente quando sonho que estou sem os dentes da frente, algum parente próximo a mim morre e isso ja é fato e me da arrepios, minha mãe mesmo fica desesperada quando eu digo que sonhei que havia perdido algum dente.

Sonhos são estudados em várias culturas pelo mundo, e tem uma gama de livros sobre seus signifcados, simbologia e tudo o mais. Um exemplo clássico é sonhar que uma pessoa esta morrendo, isso quer dizer que ela terá saúde, outro exemplo é você sonhar que voa, isso quer dizer que você está se sentindo sufocado com alguma coisa e precisa libertar-se disso. Quando estou muito angustiado eu geralmente sonho que estou tentando voar, porém algo sempre me puxa para baixo, isso é o problema em questão, que não me deixa seguir adiante. Entao vamos ver o que dizem por ai sobre os sonhos:




O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Os sonhos são cargas emocionais armazenadas no inconsciente, que projetam imagens e sons, e de acordo com Freud como sabemos que os objetos nos sonhos são derivados de cargas emocionais, podemos através deles chegar a raiz ou seja as emoções que geraram essa imagem ou som. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia, poderíamos pensar numa especie de "fotografia" do inconsciente naquele momento. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Nos sonhos sua linguagem são o que Freud denomina símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que reconhecer oque os símbolos representam nesse sonho. semelhante ao que foi estudado por Stanislavski, a simbologia dos sonhos não só está dada pelo contato que o criador do sonho teve com o objeto mas também com o carater, ou sejá a forma que ele lida relaciona sentimentalmente esse objeto a coisas de sua vida, um exemplo pratico o mar pode apresentar distintas simbologias( que são importantes para a interpretação dos sonhos se trata de descobrir a raiz ) variando de pessoa a pessoa( inclusive a época ) para alguns o mar pode significar destruição( o mar destruindo estruturas deixadas na praia ) mas para outros invasão( a água avançando e invadindo território ) de acordo com Freud o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou essa situação é fundamental para a interpretação de sonho[2]."Os sonhos são a estrada real para o conhecimento da mente"[3].Portanto as terapias psicanalíticas usam interpretação dos sonhos como um recurso para "elaborar".Carl Gustav Jung passou a se dedicar profundamente aos meios pelos quais se expressa o inconsciente. Em sua teoria, enquanto o inconsciente pessoal consiste fundamentalmente de material reprimido e de complexos, o inconsciente coletivo é composto fundamentalmente de uma tendência para sensibilizar-se com certas imagens, ou melhor, símbolos que constelam sentimentos profundos de apelo universal, os arquétipos.

Oniromancia

A oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel.

Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal.

No Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.

Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.

Pensadores e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda.


Fonte: Wikipédia

Eu antigamente costumava a anotar meus sonhos assim que acordava, dizem que isso faz com que você lembre-se deles com mais detalhes e pode depois procurar os signicados. E você ja teve algum sonho profetico? Procure anota-los, vai que acontece de algum deles se concretizar ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário